terça-feira, 18 de agosto de 2009

PLANO DE AULA - UNID 2 ATIV 6





Plano de Aula
Escola Estadual“Carlos Irigaray Filho”Alto Taquari – MT
Professora: Euta Martins Barbosa
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Segregação RacialTema: Racismo
Série: 3º Ciclo – 2ª Fase
Modalidade: Ensino Fundamental
Duração das Atividades: 03 aulas
Número de alunos: 36

Objetivos:

· Conceituar racismo e apartheid e estabelecer relações entre esses conceitos;

· Estimular o diálogo e a troca de idéias, a fim de proporcionar mudanças de pensamentos, hábitos e atitudes, desenvolvendo o sentimento coletivo de compromisso com a igualdade;

· Reconhecer a complexidade da formação cultural brasileira, que não pode ser compreendida a partir do conceito de raça;

· Valorizar a pessoa independente de sua raça, credo ou posição social;

· Conhecer as diversas formas com que o preconceito se manifesta na sociedade atual;

· Discutir os antagonismos existentes entre grupos culturais e as dificuldades de assimilação das diferenças e

· Estimular a pesquisa e a criatividade do aluno através das novas tecnologias.



Desenvolvimento

A aula será iniciada com a seguinte pergunta:

• Todas as pessoas são iguais ou todos são diferentes?Nesse momento será orientada a discussão sobre as diferenças socioculturais existentes na sociedade brasileira observando que a questão da igualdade de direitos e deveres perante a lei não garante tratamento igualitário dos indivíduos.Discutida essa problematização os alunos irão visitar o meu blog e na lista de links para aula clicar http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/discriminacao/legislacao.html e ler o que a constituição diz sobre os princípios fundamentais do ser humano.Após a leitura os alunos serão questionados sobre:

• o que eles entendem por racismo;• se eles constatam situações de discriminação racial no seu cotidiano;

• se eles consideram que no Brasil existe racismo ou outras formas de discriminação (opção sexual, posição social, credo...) e como essa discriminação se manifesta.

Conclui-se a discussão estabelecendo uma definição sobre discriminação racial no Brasil.


Leitura do texto: “Apartheid, o racismo legalizado”.


O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele vigorou na África do Sul de 1948 até 1990 e durante todo esse tempo esteve ligado à política do país.

A antiga Constituição sul-africana incluía artigos onde era clara a discriminação racial entre os cidadãos, mesmo os negros sendo maioria na população.

Em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, os europeus chegaram à região da África do Sul. Nos anos seguintes, a região foi povoada por holandeses, franceses, ingleses e alemães. Os descendentes dessa minoria branca começaram a criar leis, no começo do século XX, que garantiam o seu poder sobre a população negra. Essa política de segregação racial, o apartheid, ganhou força e foi oficializada em 1948, quando o Partido Nacional, dos brancos, assumiu o poder.

O apartheid, que quer dizer separação na língua africâner dos imigrantes europeus, atingia a habitação, o emprego, a educação e os serviços públicos, pois os negros não podiam ser proprietários de terras, não tinham direito de participação na política e eram obrigados a viver em zonas residenciais separadas das dos brancos.

Os casamentos e relações sexuais entre pessoas de raças diferentes eram ilegais. Os negros geralmente trabalhavam nas minas, comandados por capatazes brancos e viviam em guetos miseráveis e superpovoados.Para lutar contra essas injustiças, os negros acionaram o Congresso Nacional Africano - CNA, uma organização negra clandestina, que tinha como líder Nelson Mandela.

Após o massacre de Sharpeville, o CNA optou pela luta armada contra o governo branco, o que fez com que Nelson Mandela fosse preso em 1962 e condenado à prisão perpétua. A partir daí, o apartheid tornou-se ainda mais forte e violento, chegando ao ponto de definir territórios tribais chamados bantustões, onde os negros eram distribuídos em grupos étnicos e ficavam confinados nessas regiões.

A partir de 1975, com o fim do império português na África, lentamente começaram os avanços para acabar com o apartheid. A comunidade internacional e a Organização das Nações Unidas - ONU faziam pressão pelo fim da segregação racial.

Em 1991, o então presidente Frederick de Klerk não teve outra saída: condenou oficialmente o apartheid e libertou líderes políticos, entre eles Nelson Mandela.A partir daí, outras conquistas foram obtidas: o Congresso Nacional Africano foi legalizado, De Klerk e Mandela receberam o Prêmio Nobel da Paz (1993), uma nova Constituição não-racial passou a vigorar, os negros adquiriram direito ao voto e em 1994 foram realizadas as primeiras eleições multirraciais na África do Sul e Nelson Mandela se tornou presidente da África do Sul, com o desafio de transformar o país numa nação mais humana e com melhores condições de vida para a maioria da população.A partir das leituras e das discussões anteriores os alunos deverão escrever um pequeno texto sobre as relações entre apartheid e racismo.

Para melhorar a visão do aluno sobre os temas abordados serão sugeridos os vídeos Martin Luther King - Eu tenho em sonho e Negros creem que sonho de Luther King se realiza com Obama. Assita!Os alunos irão ler os seus textos a fim de comparar as diversas idéias. A partir disso, será sistematizado os raciocínios apresentados conduzindo as idéias para o estabelecimento de conclusões, que remetam às diferenças entre o racismo como regime institucionalizado pelo Estado e o racismo difuso nas relações cotidianas.

Como dever de casa os alunos em grupo (03 alunos por grupo) deverão produzir uma apresentação de slide abordando as seguintes questões;

• O que significa racismo? (04 grupos)

• O racismo é um problema na sociedade? Por quê?(04 grupos)

• O apartheid ainda vigora? Explique. (04 grupos)Observação: Cada assunto acima deverá ser abordado por 04 gruposTemas correlatos para debate:

• O que é discriminação racial?

• Ontem e hoje, o negro no Brasil...

• Valorização do negro no Brasil.

• Discriminação racial no trabalho.


Vamos ouvir música? Ouça


Promover entre os alunos a interpretação oral da letra da música.Sugestões de aprofundamento:
Leia a biografia de
Barack Obama
Leia a biografia de
Martin Luther King http://www.africadosul.org.br/http://www.brasilescola.com/geografia/apartheid.htm apresenta texto explicativo sobre o Apartheid.http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/discriminacao/indicadores.html apresenta indicadores de desigualdades entre população negra e branca no Brasil.Recursos didáticosComputadores com acesso a rede;Projetor multimídia;Material de uso cotidiano do aluno (papel, caneta, entre outros)Avaliação· Participação qualificada nos debates.

· Produção e apresentação dos slides (através do projetor multimídia).

· Comentários no blog.

· Produção dos textos.Observação: nestas aulas serão utilizados hipertexto, hipermídia, link e o blog.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Ativ3_euta_unid2

Ativ3_euta_unid2
ENSINAR E APRENDER
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes. A prática educativa formal - que ocorre nos espaços escolarizados,quer sejam da Educação Infantil à Pós Graduação - se dá de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar. No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comuniade, dá-se o nome de Educação Tecnológica.

HIPERTEXTO

Ativ2_euta_unid2
HIPERTEXTO
O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado. O filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da informação e criador de ambos os termos escreveu:
Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos
ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.
O conhecimento técnico é criado e disponibilizado para o uso da sociedade, que o denomina conforme sua compreensão, o que nem sempre garante fidelidade aos objetivos e motivações de seu autor. As variedades de entendimento que ocorrem nas pessoas, a partir das compreensões que conseguem elaborar, compõem a diversidade social que vivemos. Olhamos e compreendemos de acordo com o lugar onde nossos pés estão fincados, diria Paulo Freire. A nossa parcela de verdade sobre o tema em análise reflete a capacidade de compreensão que temos a seu respeito. Certa ou errada, é a nossa verdade, e cada um tem a sua própria. Construir a unidade em torno de uma crença maior, composta pela junção das muitas verdades, é o desafio da sociedade contemporânea.

quinta-feira, 30 de julho de 2009


UNIDADE 2
ATIVIDADES DA UNIDADE 2Ativ1_ unid2A atividade propõe que cada cursista navegue em hipertexto e, em seguida, troque impressões com seus colegas de dupla. Depois, cabe a você reunir todo o grupo para uma discussão da experiência. Ativ2_unid2A atividade provoca os cursistas para outra nova experiência: que tal aprender sobre hipertexto por meio de hipertexto? A idéia é navegar pela página da Wikipédia que trata de hipertexto. Ao terminar a navegação, escreva um pequeno texto de 250 a 300 palavras relatando suas impressões. Deve publicá-lo na BIBLIOTECA do curso, material do aluno no tema: Atividade 2.2, no subtema: Coisas importantes e significativas.Após a conclusão da atividade, converse com os colegas sobre a experiência que viveram. O texto da unidade apresenta algumas perguntas instigadoras do debate, mas não é necessário que os cursistas respondam efetivamente.Obs: postar no blog tbAtiv3_unid2Ao longo da atividade 3, o cursista é levado passo a passo a construir um hipertexto e, no fim, a salvá-lo em sua pasta, colocando-o disponível para ser lido e comentado pelos colegas na área de compartilhamento de produções(blog). Publique-o na BIBLIOTECA no tema: Atividade 2.3, no subtema: Impressões sobre experiências de navegação.Postar no blog tambémAtiv4_unid2O cursista deverá dirigir-se ao ambiente de compartilhamento de produções e escolha, leia e comente alguns trabalhos dos colegas no FÓRUM, tema: Impressões sobre experiências de navegação. Depois deverá rever o seu próprio trabalho, aceitando ou refutando as críticas dos colegas e, se julgar pertinente, modificando seu texto original.Ativ5_ unid2Essa atividade é a criação de portfólio, que no nosso caso é o blog.Postar no fórum o endereço do seu blog.Ativ6_ unid2O importante, na atividade 6 , é que os cursistas, em duplas ou trios, planejem usar, em sala de aula, alguns dos recursos aprendidos nas semanas anteriores. Sugerem-se exemplos de atividades, como criação de páginas pessoais com links para coisas que tenham interesse ou na internet ou navegação e pesquisa na internet.É fundamental que a atividade escolhida seja factível com os recursos existentes na escola e que sua colaboração desencadeie, um amplo processo de interação e colaboração, via publicação na BIBLIOTECA, tema: Atividade 6, subtema: Planejando atividades com hipertexto, e que se dêem contribuições no FÓRUM, tema análise dos trabalhos dos colegas.Obs: Postar no seu blog essa atividade.
Postado por Curso-TE - Alto Taquari - Reila às 17:03 0 comentários
Marcadores:
Sexta-feira, 17 de Julho de 2009

Atividade 8 unidade 1
ANÁLISE DA PESQUISANessa atividade os cursistas deverão organizar a divulgação do resultado e a analise da pesquisa sobre Trabalho por Projetos realizada nas escolas, a ser apresentada no encontro presencial. Essa pesquisa deverá ser postada na Biblioteca, no tema: “Atividade 8”, subtema: “Trabalho por Projetos”. Salvar por exemplo como: ativ8_reila_unid1Obs. levar em CD ou pen drive ou tb em cartaz para apresentação no encontro presencial de conclusão da Unidade I. Você escolhe como deverá ser feita a apresentação para os colegas.
Postado por Curso-TE - Alto Taquari - Reila às 10:02 0 comentários
Marcadores:

Atividade 7 unidade 1
PESQUISAFaça uma pesquisa envolvendo uma experiência de trabalho por projeto, realizada no contexto da escola. Esta pesquisa poderá ser feita via Internet ou contato (entrevistas, observação, leitura de artigos ou livros) com professores. Considere, nesta pesquisa, algumas características do projeto: tema, conteúdos curriculares envolvidos, números de alunos e professores participantes, tecnologias e mídias utilizadas, duração, atitudes dos alunos, entre outros. Organize e documente as informações pesquisadas. Elabore uma análise sobre os dados pesquisados, usando o editor de textos. Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ07_cirleitr_unid01 Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo Cirlei Torres de Rezende, o nome do arquivo será: ativ07_reila_unid01 Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema: “Atividade 7” subtema: Trabalho por Projeto. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca, em Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.
Postado por Curso-TE - Alto Taquari - Reila às 10:00 0 comentários
Marcadores:
Sexta-feira, 10 de Julho de 2009

3º ENCONTRO PRESENCIAL
CAROS CURSISTAS!!O 3º encontro será nos dias 27/07 e 29/07.Lembrando que a turma de quarta feira vespertino deverá vir no período noturno.Neste encontro encerraremos a unidade 1 com a apresentação da análise do Trabalho de Projeto e daremos início a unidade 2A apresentação poderá ser feita no editor de texto,power-point ou em forma de cartaz.Bjs e boas férias.
Postado por Curso-TE - Alto Taquari - Reila às 12:51 0 comentários
Marcadores:
Domingo, 28 de Junho de 2009

Sapateado motivacional
Lindo vídeo. Achei maravilhoso o vídeo motivação "SAPATEADO"
Postado por Curso-TE - Alto Taquari - Reila às 11:53 1 comentários
Sexta-feira, 26 de Junho de 2009

ATIVIDADE 1.3
Para realizar aatividade 1.3 assista o vídeo com a entrevista do Professor Ladislau Dowbor: "Tecnologias na Educação".
Postado por Curso-TE - Alto Taquari - Reila às 14:03 0 comentários
Terça-feira, 23 de Junho de 2009

ATIVIDADE 1.6 DA UNIDADE1
Cursistas assista ao vídeo “O uso dos recursos tecnológicos na pratica pedagógica” e faça comentários a respeito do mesmo em interação no espaço do Diário de BordoDevemos agora focalizar em trabalhos por projetos, pois assim a aprendizagem torna-se mais significativa. Como referencia para este estudo, vá ao endereço http://tvebrasil.com.br/salto (faça o download do livro do Salto para o Futuro: Integração das Tecnologias na Educação, programa 1), o artigo: Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicaçoes. PRADO. M.E.B.B..In ALMEIDA, M.E.B e MORAN, J.M.(org). integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Secretaria de MEC/SEED, Brasília, 2005.
Postado por Curso-TE - Alto Taquari - Reila às 04:13 0 comentários